terça-feira, 22 de abril de 2014

Tiradentes

21 de abril - Tiradentes


Um grito de liberdade!

Existem pessoas que se incomodam com determinadas situações políticas e, apesar de correrem riscos, vão atrás do que acreditam!

Foi o que aconteceu com Tiradentes, cujo nome de nascimento é Joaquim José da Silva Xavier.

Tiradentes recebeu esse nome porque um de seus ofícios era o de dentista, mas também foi militar e comerciante.

Viveu em uma época em que, mesmo após a independência do Brasil, nosso país continuou sendo uma monarquia e com muitos problemas sociais.

Especificamente em Minas Gerais, os problemas tornaram-se mais sérios, pois, em meados século XVIII o estado entrou em fase de decadência econômica, as jazidas de ouro estavam se esgotando e os mineiros foram ficando cada vez mais pobres.

Mesmo com este quadro o governo português continuou exigindo impostos dos mineiros, que tinham que pagar, semestralmente, cem arrobas de prata, destinadas à Real Fazenda, imposto este chamado de quinto. Tudo piorou com a decretação da derrama, medida administrativa que permitia a cobrança forçada de impostos, mesmo que fosse preciso prender os devedores.

Inconformado com a situação, um grupo formado pelas pessoas mais influentes do estado, passa a organizar reuniões conspiratórias. Não havia uma motivação social nem preocupação com a população oprimida, mas, sim, com a defesa de interesses políticos e pessoais.

Os principais planos do grupo de revolucionários, chamados de inconfidentes, era libertar o Brasil de Portugal, desenvolver indústrias no país e criar uma Universidade em Vila Rica. Mas o grupo não tinha organização suficiente para levar a revolta até o fim e acabou sendo perseguido e preso.

A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português.

Atualmente, em 21 de abril comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, no ano de 1792, morreu enforcado.

Curiosidade: Na década de 1870, os clubes republicanos tentaram resgatar a memória de Tiradentes, mas só depois de vinte anos, em 1890, foi assinado Decreto que considerou o dia 21 de abril, feriado nacional.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/tiradentes.html



Conheça a história do nosso país! Procure saber mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário